A Ubisoft se viu no centro de uma nova polêmica envolvendo o uso de Inteligência Artificial (IA) em seu mais recente lançamento, o aclamado jogo de estratégia e construção de cidades Anno 117: Pax Romana. A controvérsia surgiu após jogadores notarem que uma das telas de carregamento do jogo apresentava as características visuais típicas de imagens geradas por IA, incluindo deformidades e artefatos estranhos. A empresa, por sua vez, admitiu que o ativo “escapou” do processo de revisão e prometeu substituí-lo em uma atualização futura.
O caso reacendeu o debate sobre a ética e a qualidade do uso de ferramentas de IA na produção de jogos de grande orçamento. Além da imagem, a comunidade também levantou suspeitas de que a localização do texto para o alemão, idioma original do estúdio Ubisoft Mainz, também teria sido feita por meio de tradução automática, resultando em frases e termos que soam artificiais e incorretos para falantes nativos.
A Polêmica da Tela de Carregamento em Anno 117: Pax Romana
A imagem em questão, que servia como tela de carregamento, rapidamente se tornou viral nas redes sociais e fóruns de jogos, como o Reddit e o Steam. Os jogadores apontaram falhas claras na composição e nos detalhes, como figuras humanas com membros desproporcionais e cenários com texturas incoerentes, marcas registradas de modelos de geração de imagem por IA. A indignação da comunidade se baseou no fato de que um título de grande porte, desenvolvido por um estúdio que recebeu patrocínio cultural do estado alemão, deveria investir em arte original e de alta qualidade.
Em resposta à repercussão, a Ubisoft confirmou que a arte era, de fato, um “ativo de espaço reservado que acidentalmente passou pelo nosso processo de revisão”. A desenvolvedora assegurou que a imagem final, desenhada por artistas humanos, será implementada no próximo patch 1.3. A empresa também defendeu o uso de IA como ferramenta auxiliar para “iterações, prototipagem e exploração” por sua equipe de artistas, mas insistiu que o produto final reflete a “visão criativa e artística da equipe”.
A Localização de Anno 117: Pax Romana Foi Feita por IA?
A controvérsia não se limitou ao aspecto visual. Jogadores alemães, em particular, criticaram a qualidade da localização do texto de Anno 117: Pax Romana, sugerindo que a tradução também foi realizada por um software de IA. Relatos indicam que a linguagem utilizada em alguns trechos é estranha e não condiz com o padrão de qualidade esperado para a franquia. Um usuário chegou a afirmar que a tradução era “desrespeitosa com a língua alemã”, destacando que a questão já havia sido levantada meses antes do lançamento, mas persistiu na versão final.
A Ubisoft ainda não se pronunciou especificamente sobre as alegações de localização por IA, mas a situação levanta preocupações sobre a crescente dependência de grandes estúdios em tecnologias de automação para cortar custos, mesmo em áreas sensíveis como a comunicação e a arte, que são cruciais para a imersão e a experiência do jogador.
Quando a Ubisoft Lançou Anno 117: Pax Romana?
O jogo Anno 117: Pax Romana foi lançado em 13 de novembro de 2025, marcando o retorno da aclamada série de construção de cidades a um cenário histórico clássico: o Império Romano no ano 117 d.C. O título está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A promessa é de uma experiência de estratégia profunda, onde o jogador assume o papel de um governador romano encarregado de expandir o império e gerenciar recursos em províncias como a Albânia e a Britânia.
Apesar das controvérsias iniciais com a arte gerada por IA e a localização, a recepção crítica ao *gameplay* de Pax Romana tem sido majoritariamente positiva, com muitos elogiando a profundidade da simulação e a fidelidade histórica. A expectativa é que a Ubisoft resolva rapidamente as questões levantadas pela comunidade para garantir que a experiência do jogador seja totalmente focada na construção do seu império romano.