O debate sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) na indústria de videogames ganhou um novo e poderoso defensor: **Tim Sweeney**, CEO da Epic Games. A polêmica surgiu após uma análise do jogo de tiro e extração *Arc Raiders*, da Embark Studios, que criticou abertamente a utilização de vozes geradas por IA. Em resposta, Sweeney utilizou sua plataforma para argumentar que a tecnologia não apenas é benéfica, mas que **aumenta a produtividade humana por “múltiplos inteiros”** e levará a jogos melhores.
A discussão foi iniciada por uma *review* do Eurogamer, que deu uma nota baixa ao jogo e destacou o uso de IA para a dublagem, classificando a decisão como “política” e “esteticamente” questionável. Sweeney, por sua vez, rebateu a crítica, sugerindo que a aversão à IA é a verdadeira postura política, e defendeu que a tecnologia é uma ferramenta de produtividade que impulsiona a inovação no setor.
Como a IA Aumenta a Produtividade na Epic Games e em Arc Raiders?
A principal defesa de Sweeney se baseia na ideia de que a IA permite que os desenvolvedores criem conteúdo de forma mais rápida e em maior volume. Em vez de reduzir a força de trabalho, o CEO da Epic Games argumenta que a competição fará com que os estúdios usem essa produtividade extra para construir jogos mais ricos e complexos, beneficiando o consumidor final.
“Essa tecnologia aumenta a produtividade humana em algumas áreas por múltiplos inteiros, e as visões sobre se isso é um bem líquido e deve ser recompensado, ou ruim e deve ser combatido, são especulativas e geralmente distribuídas ao longo de linhas políticas.”
— Tim Sweeney, CEO da Epic Games
Ele ainda vislumbra um futuro onde a IA de diálogo, combinada com a personalidade e o ajuste humano, poderia “transformar totalmente os jogos”. Em vez de algumas dezenas de linhas de diálogo pré-gravadas, os jogos poderiam ter diálogos infinitos, sensíveis ao contexto e que refletem a personalidade dos personagens, todos baseados e ajustados por atores de voz humanos.
O Impacto da Voz de IA na Indústria de Games e a Posição do SAG-AFTRA
A polêmica em torno de *Arc Raiders* e o uso de IA para vozes não é isolada. O título anterior da Embark Studios, *The Finals*, também utilizou dublagem gerada por IA, o que gerou críticas semelhantes. A preocupação central da comunidade e dos sindicatos de atores, como o SAG-AFTRA nos Estados Unidos, é a substituição de profissionais humanos pela tecnologia, afetando a qualidade artística e o emprego.
No entanto, a Epic Games, que também é dona da Unreal Engine, tem sido uma das empresas mais abertas à integração da IA em suas plataformas. A posição de Sweeney sugere que a empresa vê a IA como uma ferramenta inevitável e transformadora, e não como uma ameaça existencial. A discussão se aprofunda no Brasil, onde a dublagem é uma parte crucial da experiência de jogos, e a adoção de IA para vozes pode ter um impacto significativo no mercado local.
Para entender melhor o contexto da polêmica, confira nossa análise sobre o impacto da IA no desenvolvimento de jogos e o futuro da indústria, buscando por “IA” em nosso site.
Apesar das críticas, *Arc Raiders* tem tido um bom desempenho, atingindo um pico de 462.488 jogadores simultâneos na Steam, mostrando que a controvérsia da IA não impediu o sucesso comercial do jogo. A Epic Games e a Embark Studios parecem dispostas a seguir em frente com a tecnologia, apostando que a melhoria na produtividade e na qualidade final do conteúdo irá superar as preocupações éticas e estéticas levantadas por parte da crítica e da comunidade.
Fontes Externas: GamesIndustry.biz, Eurogamer