A chegada de Skyrim Anniversary Edition ao Nintendo Switch 2 prometia ser a versão definitiva do clássico RPG da Bethesda no formato portátil. Com a promessa de visuais de nível PS5 e a inclusão da tecnologia DLSS, a expectativa era alta para reviver a lenda de Tamriel com um salto gráfico impressionante. No entanto, a análise técnica da Digital Foundry revela que, apesar do avanço visual, a experiência é drasticamente comprometida por um problema de latência de entrada (input lag) que torna o jogo quase injogável.
Performance e Bugs
O ponto mais crítico e desqualificante desta versão é o input lag. A Digital Foundry realizou testes rigorosos e os resultados são alarmantes, especialmente quando comparados ao Switch original e ao PS5.
| Console | Botão de Pulo | Movimento Analógico |
|---|---|---|
| Switch 2 | 293.8ms | 237.7ms |
| Switch 1 | 204.5ms | 151.7ms |
| PS5 | 118.3ms | 60.2ms |
Com uma latência de quase 300ms para o botão de pulo, a diferença entre a ação do jogador e a resposta na tela é profunda, chegando a ser comparada a um serviço de streaming de jogos, e não a uma renderização local. A Bethesda chegou a sugerir desativar algumas opções, mas a latência permaneceu alta. Este problema afeta a jogabilidade de forma crucial, tornando o combate e a navegação lentos e imprecisos.
Apesar do problema de latência, o jogo mantém um frame-rate travado em 30fps, o que é decepcionante para um título de sua idade, mas pelo menos o faz de forma mais estável do que o port original do Switch. A Digital Foundry espera que futuras atualizações possam desbloquear o frame-rate ou permitir configurações mais baixas para atingir 40fps ou mais.
Em termos de bugs, a análise notou um problema de renderização com as Screen-Space Reflections (SSR), onde a imagem espelhada em corpos d’água apresenta trepidação. Além disso, foi observado um erro de LOD (Level of Detail) que faz com que grama e árvores distantes apareçam com um tom azulado, como se estivessem puxando assets de um bioma de gelo.
Gráficos e Áudio
O grande trunfo desta versão é a qualidade visual. A Bethesda conseguiu um feito notável ao fazer com que Skyrim no Switch 2 se equipare aos ajustes gráficos do PlayStation 5. Isso é possível graças à primeira implementação oficial da tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) no jogo.
No modo dock, o jogo renderiza a 1440p e é upscaled via DLSS para 4K (2160p). No modo portátil, o DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing) é aplicado a uma resolução nativa de 1080p. Embora o PS5 atinja 4K nativamente, o DLSS no Switch 2 faz um trabalho excelente, resultando em uma imagem final com artefatos mínimos. A densidade da grama, a distância de nível de detalhe (LOD), a resolução das sombras e a resolução das texturas são idênticas às vistas no console da Sony.
Conteúdo, Preço e Plataformas
A Skyrim Anniversary Edition é a versão mais completa do jogo, incluindo o Creation Club e todas as expansões. O conteúdo é vasto e já é conhecido pelos fãs. O jogo está disponível para Nintendo Switch 2, além de PS5, Xbox Series X/S e PC.
Vale a pena comprar Skyrim no Switch 2?
Apesar dos visuais de ponta e do DLSS, o problema de input lag é um obstáculo significativo. O tempo de carregamento, embora muito melhor que no Switch 1 (8.6s vs 28.7s), ainda é mais lento que no PS5 (4.9s). A experiência de jogo é prejudicada a ponto de ser difícil recomendar a compra no estado atual.
Veredito
Prós
- Visuais comparáveis ao PlayStation 5.
- Primeira implementação oficial de DLSS em Skyrim.
- Frame-rate de 30fps estável.
- Tempos de carregamento drasticamente reduzidos em relação ao Switch 1.
Contras
- Input lag terrível (quase 300ms), que compromete a jogabilidade.
- Capped a 30fps.
- Bugs visuais de SSR e LOD (grama azulada).
- Tamanho de instalação de 53GB, muito grande para um console portátil.
A Skyrim Anniversary Edition no Nintendo Switch 2 é um paradoxo técnico. Por um lado, a Bethesda e a Nintendo entregaram um port visualmente impressionante, que demonstra o poder do novo hardware. Por outro, o input lag é um erro fundamental que destrói a experiência de jogo. Se a Bethesda corrigir a latência, este pode se tornar o port definitivo de Skyrim. Até lá, é uma recomendação difícil, reservada apenas para aqueles com paciência para esperar por um patch.
Nota Final: 6.5/10
Fontes: Digital Foundry, Bethesda