O aguardado título de terror e ficção científica Routine foi finalmente lançado hoje, 4 de dezembro, para Xbox Series X|S, Xbox One, PC e, notavelmente, diretamente no catálogo do Xbox Game Pass. Após mais de uma década em desenvolvimento, o jogo da Lunar Software, ambientado em uma base lunar abandonada com uma estética retrô-analógica inspirada nos anos 80, convida os jogadores a uma experiência de horror imersiva e de alta tensão.
O lançamento veio acompanhado de um artigo oficial no Xbox Wire, onde o diretor de arte e design, Aaron Foster, detalhou a filosofia por trás da criação do mundo de Routine. O foco principal é a imersão, alcançada através de um design de jogo que intencionalmente remove elementos de interface (UI) e marcadores de objetivo, forçando o jogador a explorar e a se guiar pela ambientação.
O que torna o terror sci-fi de Routine tão imersivo?
A equipe de desenvolvimento buscou criar um mundo de ficção científica que fosse, paradoxalmente, relacionável. Para isso, eles evitaram o clichê de redesenhar objetos comuns com um visual futurista desnecessário. Em vez disso, a base lunar é preenchida com itens familiares e tecnologia analógica, como câmeras, VCRs e CRTs, que remetem à visão dos anos 80 sobre o futuro. Essa abordagem tátil e com “alma” da tecnologia antiga é um pilar central na construção da atmosfera do jogo.
A decisão de minimizar a interface do usuário é um dos pontos mais distintivos de Routine. Segundo Foster, essa escolha foi feita para evitar distrações e mergulhar o jogador completamente no ambiente. A ausência de waypoints e a necessidade de usar um Assistente de Dados Pessoais (PDA) para verificar tarefas e informações cruciais transformam a navegação em parte integrante da experiência de sobrevivência e horror.
Quando e como o jogo Routine foi lançado?
Routine foi lançado globalmente em 4 de dezembro de 2025, chegando simultaneamente ao Xbox e ao PC. A inclusão no Xbox Game Pass desde o primeiro dia é um grande benefício para os jogadores brasileiros, que podem acessar o título sem custo adicional à assinatura. O jogo não se apoia em sustos repentinos (jump scares), mas sim na construção gradual de tensão e na subversão de expectativas, com uma ameaça robótica constante e algo “mais sombrio e assustador” apenas sugerido nos trailers.
O jogador deve usar o C.A.T. (Cosmonaut Assistance Tool) para interagir com terminais e identificar pistas, sendo este também o último recurso de defesa contra as ameaças. A exploração cuidadosa de setores contrastantes da base, que incluem desde alojamentos deteriorados até um shopping abandonado, é essencial para desvendar os mistérios que levaram ao silêncio total da estação lunar.
Para quem busca uma experiência de terror que valoriza a atmosfera, a exploração e a imersão acima da ação frenética, Routine se apresenta como um título obrigatório. A combinação de um design de mundo crível, a estética retrô e a jogabilidade minimalista promete prender os jogadores que se atreverem a explorar os corredores silenciosos da base lunar.
Se você é fã de jogos de terror e quer saber mais sobre a história e o universo de Routine, confira também nosso artigo anterior sobre o jogo: ROUTINE: Terror Sci-Fi Retrô Chega ao Xbox Game Pass em 4 de Dezembro.