Os desenvolvedores do estúdio id Software, responsáveis por franquias icônicas como Doom e Quake, anunciaram a formação de um sindicato “wall-to-wall” com o apoio da Communications Workers of America (CWA). A união, que representa 165 dos cerca de 185 funcionários do estúdio, foi oficialmente reconhecida pela Microsoft, empresa controladora da ZeniMax Media, que detém a id Software.
A votação esmagadora a favor da sindicalização marca um momento significativo na indústria de jogos, especialmente dentro de um estúdio de grande porte e propriedade de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo. O movimento visa garantir melhores condições de trabalho e proteção contra as incertezas do mercado.
O que é o sindicato “Wall-to-Wall” da id Software?
O termo “wall-to-wall” (parede a parede) significa que o sindicato representa trabalhadores de todos os departamentos da empresa, incluindo artistas, programadores, designers e outros. Essa estrutura abrangente é um ponto chave na organização, garantindo que todos os membros da equipe de desenvolvimento tenham voz nas negociações coletivas.
Entre as principais demandas dos trabalhadores está a busca por maior segurança no emprego, melhores benefícios e a manutenção de políticas de trabalho remoto. Além disso, a pauta inclui a negociação de proteções específicas contra o uso descontrolado de Inteligência Artificial (IA) no processo de desenvolvimento de jogos, uma preocupação crescente na indústria [1].
Quando a Microsoft reconheceu o sindicato da id Software?
O reconhecimento oficial pela Microsoft ocorreu rapidamente, seguindo uma postura adotada pela empresa desde a aquisição da Activision Blizzard. A Microsoft tem se comprometido a manter uma postura neutra em relação aos esforços de sindicalização de seus funcionários, o que facilitou o processo na id Software. O sindicato é o mais recente a se formar sob a bandeira da CWA, que tem liderado a organização de trabalhadores em estúdios de jogos nos Estados Unidos.
Este passo da id Software, que se junta a outros estúdios como a Raven Software e a ZeniMax Studios, reforça a tendência de sindicalização no setor de games. A união busca estabelecer um precedente para a proteção dos trabalhadores em um ambiente de rápida evolução tecnológica e reestruturações corporativas. O próximo passo será a negociação do primeiro contrato coletivo de trabalho.
Para mais notícias sobre o impacto da tecnologia no mercado de trabalho, confira nossa cobertura sobre a união de trabalhadores em estúdios de games.
Referências
[1] Eurogamer – Developers at Microsoft-owned Doom studio id Software form union with CWA
[2] IGN – Doom, Quake Developers Form Wall-to-wall Union at id Software