CEO da Take-Two: O Gaming Está Indo para o PC, Mas Consoles Permanecem

O cenário dos **videogames** está em constante evolução, e as declarações de líderes da indústria frequentemente sinalizam as tendências futuras. Recentemente, Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive, a gigante por trás de franquias como *Grand Theft Auto* e *Red Dead Redemption*, trouxe à tona um debate crucial: o mercado de jogos está se movendo em direção ao **PC Gaming**, mas os consoles não vão desaparecer. A fala, dada em entrevista ao programa *Squawk Box* da CNBC, reforça a percepção de um ecossistema de jogos cada vez mais aberto, embora a estratégia de lançamento de seus maiores títulos, como *GTA 6*, continue priorizando as plataformas dedicadas.

Zelnick afirmou que o negócio de videogames está se tornando “aberto em vez de fechado”, uma clara referência ao crescimento de plataformas como Steam e Epic Games Store, e à crescente convergência entre PC e console. No entanto, ele fez questão de ressaltar que a experiência de console, definida como “um jogo muito rico em que você se envolve por muitas horas e joga em uma tela grande”, é algo que “nunca vai desaparecer”.

O Crescimento Irreversível do PC Gaming

A ascensão do **PC Gaming** como um pilar central da indústria não é novidade, mas a confirmação por um executivo de alto escalão da Take-Two sublinha a importância estratégica da plataforma. Historicamente, o PC tem sido o lar da inovação, oferecendo maior flexibilidade, melhor desempenho gráfico (impulsionado por GPUs como a RTX e CPUs Ryzen) e um ecossistema mais aberto para mods e personalização. A popularidade de serviços de assinatura e lojas digitais no PC, como o PC Game Pass e a Steam, também contribui para essa mudança de paradigma.

A visão de Zelnick sugere que a Take-Two, e por extensão a indústria, vê o PC não apenas como uma plataforma secundária, mas como o futuro da distribuição e engajamento de jogos. Essa tendência é particularmente relevante para o público brasileiro, onde o PC, muitas vezes, oferece uma porta de entrada mais acessível para jogos de alta fidelidade, dada a flutuação de preços dos consoles.

Por Que os Consoles Permanecem Relevantes?

Apesar do movimento em direção ao PC, Zelnick é enfático ao defender a longevidade dos consoles. A experiência de “sentar no sofá” e jogar em uma tela grande, com um hardware otimizado e uma interface simplificada, ainda atrai milhões de consumidores. Além disso, os consoles (PS5 e Xbox Series X|S) continuam sendo a principal plataforma para o lançamento de grandes exclusivos e títulos AAA, como o aguardado *GTA 6*.

A estratégia de lançamento da Rockstar Games para *Grand Theft Auto 6* é o exemplo mais claro dessa dualidade. O jogo está confirmado para lançamento inicial apenas no PlayStation 5 e Xbox Series X|S, com a versão para PC esperada para um momento posterior, seguindo o padrão histórico da desenvolvedora. Essa abordagem garante que a base instalada de consoles seja a primeira a experimentar o título, maximizando o impacto inicial e as vendas de hardware.

“Eu acredito que a estratégia correta para o nosso negócio é estar onde o consumidor está, e historicamente o que esta empresa tem feito é atender os consumidores onde quer que estejam, em qualquer plataforma que faça sentido, ao longo do tempo.”

— Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive

Impacto no Lançamento de GTA 6 e o Futuro do Mercado BR

A declaração de Zelnick, embora otimista sobre o futuro do **PC Gaming**, não alivia a frustração dos jogadores de PC que terão que esperar por *GTA 6*, que foi recentemente adiado para novembro de 2026. A decisão da Rockstar de manter o lançamento escalonado reforça a importância dos acordos de exclusividade temporária e da base de usuários de console para a saúde financeira de um lançamento dessa magnitude.

Para o mercado brasileiro, essa discussão é vital. O crescente interesse em **e-Sports** e a popularidade de jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) e MOBAs, que prosperam no PC, já indicam uma forte inclinação para a plataforma. A longo prazo, a visão de Zelnick de um ecossistema mais aberto pode significar lançamentos simultâneos mais frequentes e uma maior valorização do PC como plataforma de jogos de ponta no Brasil.

O futuro dos **videogames** parece ser um híbrido, onde o **PC Gaming** dita a tendência de abertura e inovação, enquanto os consoles mantêm seu papel como plataformas de acesso simplificado e de grandes lançamentos cinematográficos. A Take-Two, ao reconhecer essa mudança, sinaliza que, mesmo com a prioridade inicial para consoles, o PC será inevitavelmente o destino final de seus maiores sucessos.

Para mais notícias sobre a franquia, confira nosso artigo sobre o adiamento de GTA 6 e o impacto na Sony.

**Referências:**

[1] IGN. Take-Two Boss Says Gaming Is ‘Moving Towards PC’ — but GTA 6 Is Still Down for PS5 and Xbox Series X and S at Launch. Acesso em 18 de novembro de 2025.

[2] CNBC. Squawk Box. Acesso em 18 de novembro de 2025.