Aumento de Preço de GPUs NVIDIA e AMD em 2026 por Custo da DRAM

Aumento de Preço de GPUs da NVIDIA e AMD por Causa da DRAM

O mercado de placas de vídeo pode enfrentar um novo período de alta de preços no início de 2026. Relatos de fóruns chineses, como o Board Channels, indicam que a NVIDIA e a AMD estão se preparando para repassar o aumento nos custos de memória DRAM, especialmente a GDDR, para os consumidores. A alta seria uma consequência direta da escassez e do encarecimento dos chips de memória, um problema que já afeta o mercado de DDR5.

Embora ainda não haja um anúncio oficial das fabricantes, a expectativa é que o aumento nos custos de aquisição da memória GDDR comece a ser refletido nos preços finais das placas de vídeo já no primeiro trimestre de 2026, podendo ser antecipado para dezembro de 2025.

Por Que o Preço das Placas de Vídeo (GPU) Vai Subir?

O principal fator por trás do potencial aumento de preço das GPUs é a valorização dos chips de memória DRAM. O mercado de DRAM tem visto uma escalada nos preços, com alguns chips originais registrando aumentos de até 90% desde a última listagem. Esse cenário de escassez e alta demanda, impulsionado em parte pelo setor de Inteligência Artificial, impacta diretamente os custos de produção das placas de vídeo.

As GPUs utilizam memórias GDDR (Graphics Double Data Rate), sendo a GDDR6 e a mais recente GDDR7 (adotada pela série RTX 50 da NVIDIA) as soluções mais comuns. Com o custo de aquisição da GDDR subindo, tanto a NVIDIA quanto a AMD confirmaram que o custo de aquisição dos chips de memória irá aumentar, o que inevitavelmente pressiona o preço final dos produtos.

Quando o Aumento de Preço das Placas de Vídeo Será Implementado?

Apesar da confirmação do aumento dos custos de aquisição, as fabricantes ainda não divulgaram um cronograma específico para o repasse ao consumidor. No entanto, a especulação é que o aumento de preço das placas de vídeo seja implementado no primeiro mês do primeiro trimestre de 2026, ou seja, em janeiro. Há a possibilidade de que as marcas antecipem esse reajuste para dezembro de 2025, buscando equilibrar os custos de produção.

Vale lembrar que, recentemente, o mercado viu uma queda nos preços de algumas GPUs, que chegaram a ser vendidas abaixo do preço sugerido (MSRP). Contudo, essa tendência de preços mais acessíveis pode ser revertida caso a escassez de memória persista e o repasse de custos se concretize.

Impacto no Mercado Brasileiro e Próximos Lançamentos

O Brasil, historicamente, sente de forma acentuada as variações do mercado global de hardware. Um aumento de preço das GPUs no cenário internacional certamente se traduzirá em placas de vídeo mais caras para o consumidor brasileiro, afetando a montagem de PCs gamers e workstations.

Além disso, a alta nos custos de memória já teria levado a NVIDIA a revisar o plano de lançamento de sua série GeForce RTX 50 “SUPER”, priorizando segmentos mais lucrativos, como o de Workstation e PRO, em detrimento das placas de jogos. Para acompanhar as últimas notícias sobre o mercado de hardware e tecnologia, confira outros artigos sobre placas de vídeo no IntrigaBits.

A única incerteza é quando esse aumento será refletido. De acordo com NVAMD e fabricantes de marca, eles não forneceram nenhuma notificação clara ou anúncios oficiais, mas NVAMD confirmaram que o custo de aquisição dos chips de memória definitivamente aumentará. (via Board Channels)

O cenário exige atenção dos consumidores que planejam adquirir uma nova placa de vídeo nos próximos meses, pois a janela de preços mais baixos pode estar se fechando.

Fonte oficial: Wccftech